quarta-feira, 29 de julho de 2009

Como entrar no Twitter de vez!

Deu na revista Capricho!!!


Um passo-a-passo para você desvendar os mistérios do Twitter, criar sua conta e entrar na onda

Todo mundo está falando em Twitter, mas você ainda não tem um e não entende como funciona? Foi por isso que ainda não criou sua conta? Calma! Nós viemos te ajudar.

O site nada mais é do que uma espécie de pequeno blog onde os usuários têm até 140 caracteres para escrever sobre qualquer assunto. O Twitter hoje é um fenômeno com mais de 8 milhões de adeptos (e crescendo a cada dia).

Saiba como criar um, usar e conversar por lá:

1º passo: criar uma conta

Ao fazer isto, você vai gerar o seu perfil no site. Vá em www.twitter.com. Após criar seu endereço (que será sempre acessado por twitter.com/seunome), clique em "settings" e personalize sua página.

É lá que você irá colocar um resumo sobre quem é você, uma foto e também, ao clicar em "design", você consegue escolher um layout. Se quiser um background da CAPRICHO, aqui tem um monte!

2º passo: a primeira "twittada

Vale tudo: dizer o que está fazendo, colocar um link para alguma notícia interessante, comentar sobre o filme que viu ontem... A graça está justamente em contar as pequenas coisas, dividir tudo com os demais usuários.

3º passo: encontrando amigos e começando a segui-los

"Follow" é a palavra da ordem. Se você se interessou pelo Twitter de alguém e quer começar a acompanhar as atualizações do usuário, basta clicar em follow logo abaixo da imagem dele. Para tentar encontrar alguém, use o Find People no menu.


Nós fizemos isso com o @eduardosurita no exemplo acima. Clicamos em "follow" e começamos a acompanhar as atualizações dele:

4º passo: conversando com alguém através do @nomedousuário

Para falar com alguém no Twitter e esta pessoa saber que você está falando dela, é necessário colocar um @ seguido do nome do usuário. Exemplo: "adoro a @capricho. leio sempre". Somente desta forma nós saberemos que você está falando com a gente.

No exemplo abaixo, nós estamos conversando com a @Jessicaahzinhah


5º passo: como saber quem falou de você

No seu perfil, no canto direito, existe um link chamado @seunome logo abaixo de sua descrição. Ao clicar lá, você sabe quem citou você pelo Twitter (sendo esta pessoa sua "seguidora" ou não). Aqui, ó:

6º passo: como conversar, "retwittar" alguém

Se você gostou da "twittada" de alguém e quer reproduzir no seu perfil também, basta colocar um RT (significa "Retwittar") na frente do texto e dizer de quem são as palavras usando um @fulano.

No exemplo acima, nós estamos "retwittando" a mensagem da @daniarrais sobre como é o escritório do Twitter lá nos Estados Unidos.

7º passo: falando de um assunto do momento

Se o assunto da hora é o São Paulo Fashion Week e você vai falar sobre isso na sua "twittada", é legal usar um #spfw no meio do texto para que este tema seja facilmente buscado no site quando alguém quiser saber o que o pessoal está falando da semana de moda.

8º passo: mandar um recado reservado para alguém

Para isso, use o link "message" que está no lado direito do perfil do amigo com o qual quer falar. Desse jeito, só ele receberá o recado. No entanto, para mandar uma mensagem privada para alguém, esta pessoa precisa estar seguindo você.

No exemplo acima, nós estamos mandando um recado para o @caiquenogueira.

E aí? Tá esperando o que para fazer o seu?

É simples! Quando você perceber, já está viciada no bate-papo e no agito que rola por lá.

E agora que você já sabe tudo sobre o site, seja seguidora da CAPRICHO no Twitter para acompanhar as novidades do site e dos nossos blogs.

0 Comments: